- Área: 9500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Piero Ottaviano
-
Fabricantes: Cotto d'Este, Lineabeta
Descrição enviada pela equipe de projeto. Número 6, a renovação do Palazzo Valperga Galleani, é uma das melhores representações de resgate arquitetônico. Onde houve uma preocupação com o patrimônio cultural, o uso da tecnologia, elegância e o sentido da beleza. A restauração, realizada por BuildingEngineering, pretende re-funcionalizar drasticamente uma importante propriedade histórica, o que conduziu à perda de seu objetivo residencial original.
A ideia principal por trás da construção era trazer de volta o propósito da propriedade com a intenção particular de "abrir" o espaço privado do pátio à cidade, a decoração com objetos de arte, iluminação adequada e paisagismo. Todas as reconstruções empreendidas para construir os 36 apartamentos que foram projetados de acordo com o layout pré-existente, se realizaram com a intenção de conciliar com soluções de vanguarda para minimizar o impacto ecológico.
Desde o princípio, a intenção era estabelecer um trabalho que concilie as soluções arquitetônicas a um entorno artístico e estenográfico desenhado para agregar valor ao espaço, que seja agradável para os visitantes. Portanto, com a ajuda do Corpo de Proteção do Patrimônio Cultural, foi construído um entorno, uma vez perdido, mas, sem esquecer seu grande valor evocativo.
Durante a restauração do pátio da Rua Alfieri, escolhemos revitalizar o original giardino (jardim) século XVII, transpondo o seu desenho com luzes e plantas em dois planos, horizontal e vertical. O histórico Giardino agora está suspenso sob um romântico gesto produzido no pátio.
O signo contemporâneo suspenso, a árvore, é uma representação da história do palácio, um símbolo emotivo que renova o espanto na percepção cotidiana dos residentes do palácio e revitaliza a memória dos que uma vez ali viveram.
Uma comprida linha horizontal das varandas muito bem decoradas com numerosos vasos de flores que sustentam as plantas, são expostos ao longo das paredes do edifício. Cada floreira está provida de um dispositivo de irrigação automática e de duas lâmpadas montadas em suportes semi-rígidos para iluminar os vasos.
As iluminações controladas constantemente por computador, unem o pátio através de seu desenho de piso, árvore e múltiplos floreiros numa imagem expressiva única.